Não é novidade que a inflação e a inadimplência estão afetando a vida financeira de muitas pessoas. O endividamento, além de comprometer a vida pessoal e comprometer a vida familiar, acaba interferindo no dia a dia das pessoas, afetando até a produtividade no trabalho, desequilibrando as finanças ao longo do mês.
Conheça agora um pouco mais sobre educação financeira e saiba como os empréstimos consignados podem te ajudar a ter as finanças mais equilibradas.
Afinal, o que é educação financeira?
Educação financeira é mais do que saber economizar dinheiro ao longo do mês. É trazer qualidade de vida às pessoas, equilibrando os ganhos com as despesas, conseguindo se planejar para alcançar o objetivo que se deseja.
Educação financeira não se trata apenas de cortar gastos desnecessários. É muito mais que isso. Trata-se de controlar melhor os seus gastos, investindo e planejando a vida com mais tranquilidade.
Como ter uma boa educação financeira
A primeira orientação, antes de tudo, é conhecer a sua rotina financeira. Faça um diagnóstico minucioso da sua atual situação financeira.
Você precisa conhecer seus ganhos e seus gastos mensais. Lembre-se que somente você deve controlar o dinheiro e não deixá-lo fazer o contrário.
Para fazer uma análise da sua situação financeira, sugerimos que você faça as perguntas abaixo:
- 1. Consigo controlar meu dinheiro ou deixo ele controlar minhas escolhas?
- 2. Minhas compras ao longo do mês são realmente necessárias?
- 3. Tenho dívidas? Quais são essas dívidas?
- 4. O que posso fazer para ficar com minhas contas em dia?
- 5. Qual o valor total do meu endividamento?
Educação financeira atrelada ao consignado
Ter uma vida financeira saudável é o principal passo para não se endividar.
Com a independência financeira é possível fazer planos, investir e até realizar aquele sonho de infância. Portanto, entender o que é educação financeira, quais os seus gastos e como lidar com o dinheiro é uma das etapas para garantir mais qualidade de vida.
Se você tiver dívidas, é preciso ficar atento. Uma boa opção é fazer empréstimos consignados, uma vez que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento ou na aposentadoria.
Em outras palavras, significa que uma quantia fica comprometida antes mesmo de o dinheiro chegar na conta do consumidor. Para quem trabalha de carteira assinada, funcionário público, aposentado do INSS ou é pensionista o consignado fica muito mais fácil.
O consignado é uma das linhas de crédito mais atrativas do mercado. Por isso, pode ser uma solução para quem passa por um desequilíbrio financeiro ou para aquela hora do aperto.
Fique atento na hora de escolher uma financeira de confiança para te ajudar na hora do sufoco. A Recalcule Crédito é a sua melhor aliada na hora de fazer um empréstimo consignado.