O que é o empréstimo consignado?
É um crédito de categoria pessoal em que as instituições financeiras emprestam dinheiro que o valor das parcelas é descontado diretamente no contracheque, holerite ou benefício.
Essa modalidade de crédito é voltada para alguns grupos:
- Trabalhadores com carteira assinada em empresas privadas conveniadas (consignado privado);
- Servidores públicos (ativos, inativos e pensionistas);
- Militares das forças armadas (ativos, inativos e pensionistas);
- Aposentados e Pensionistas do INSS;
- Beneficiários do Programa Auxílio Brasil;
- Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O empréstimo consignado é uma maneira simples e segura para se obter crédito, geralmente é mais barato do que as outras opções disponíveis, como por exemplo o cheque especial e cartão de crédito.
E como as parcelas são descontadas diretamente do salário, holerite, benefício ou da aposentadoria, uma parte da renda ficará comprometida antes mesmo de o dinheiro chegar à conta de quem solicitou o empréstimo. Por este motivo, é necessário um bom planejamento financeiro.
Faça uma simulação de portabilidade com a Recalcule!
Clique aqui para fazer uma simulação
Basta clicar no botão de Falar com atendente
que um de nossos analistas irá fazer uma simulação e tirar todas as suas dúvidas!
Como funciona o pagamento do empréstimo consignado?
O valor do empréstimo é ligado à sua renda e será descontado diretamente do salário ou benefício, por isso, não é preciso se preocupar em pagar as parcelas todos os meses, pois ou débito é automático.
Quais as restrições para contratar o crédito consignado?
Como falado acima, para contratar este serviço é necessário fazer parte de algum dos grupos para quem o crédito é direcionado.
O banco fará uma análise de crédito e também colocar um limite de valor de parcela, no caso, não poderá ultrapassar 35% do salário ou benefício.
Quais as vantagens do crédito consignado?
Sobre as principais vantagens do empréstimo consignado:
- Taxas de juros menores: Quando comparadas às de outras modalidades disponíveis no mercado, elas são muito mais baixas. A justificativa se dá pelos bancos contarem com um nível de segurança maior em relação ao recebimento das parcelas de pagamento.
- Facilidade para contratar: É possível contratar de maneira totalmente online e de qualquer lugar.
- Prazos mais longos de pagamento: Os prazos de pagamentos costumam ser mais longos no empréstimo consignado.
Quais as desvantagens do crédito consignado?
- Risco de precisar quitar a dívida em caso de perda de emprego no consignado privado, ou ter que trocar a modalidade do empréstimo, o que pode gerar uma mudança de taxas. Essas condições dependem do contrato feito.
- Dívidas de longo prazo e possibilidade de impacto financeiro em uma situação emergencial. Ter um longo prazo de pagamento tem seus lados bons e seus lados ruins, é necessário avaliar e planejar a situação financeira para não se prejudicar financeiramente.
- Sem chance de adiar o pagamento. Como o desconto é feito em folha, não é possível suspender o pagamento. Assim como longos prazos, o desconto feito automaticamente também tem seu lado ruim.
Vale a pena fazer um empréstimo consignado?
Alguns pontos que podem ser levados em consideração na hora de decidir se o empréstimo será um aliado financeiro:
- A parcela cabe no seu bolso, mas verifique se ela não vai comprometer muito suas finanças.
- Se você está endividado com cheque especial ou cartão de crédito, os juros do consignado são muito menores, dessa forma, é interessante considerar fazer o empréstimo para poder quitar essas outras dívidas.
- Em situações de abrir um negócio ou fazer uma reforma, o consignado vale a pena para poder realizar esses planos.
O que é a portabilidade de consignado?
A portabilidade do consignado é um direito que os clientes possuem. Essa modalidade de crédito realiza a transferência do contrato do empréstimo de uma instituição financeira para outra que possuam melhores condições e taxas de pagamento.
A portabilidade nada mais é do que a compra de uma dívida de uma instituição bancária por outra. É um direito regulamentado pela Resolução nº 4.292/2013 do Banco Central.
Como funciona a portabilidade?
Para realizar a simulação da portabilidade, o cliente deve entrar em contato com a Recalcule com uma foto do RG frente e verso, além da conta bancária. Nossos analistas vão consultar a situação e oferecer a melhor oferta de portabilidade!
Para demais dúvidas, nossa equipe de analistas está à disposição para melhor te atender!